segunda-feira, 20 de abril de 2020

Os campeões da batota



E ASSIM GANHARAM TÍTULOS EUROPEUS

1 – “…O João Mota contou isto dezenas de vezes...durante anos...(o preparador-físico da equipa do Porto nos anos 80) em pleno verão/defeso da época de 1987...o Frasco e o Lima Pereira...foram à Secretaria das Antas...buscar um cheque de prémios em atraso antes das férias...então lá nos corredores da antiga secretaria...de repente começaram a olhar para um sujeito...cuja cara não lhes era estranha...epá quem é aquele gajo? não o conheces? realmente a cara dele não me é estranha...sabem quem era? era o árbitro dos quartos-de-final da Champions...da 2ª Mão nas Antas...entre o Porto e o Brondby! o Porto tinha perdido na 1ª mão na Dinamarca...por 1-0...e na 2ª mão em Portugal...venceu por 3-0...e foi disputar a meia.-final com o Dínamo Kiev depois...os dinamarqueses foram roubados naquela noite...até dizer chega! penaltis, expulsões, faltas por marcar...etc...etc...etc...o habitual desde há quase 40 anos...o árbitro era da antiga Checoslováquia...e era Tipógrafo...e naquela altura era tudo muito antigo/atrasado no país...então o que é que o Porto lhe prometeu e cumpriu? ofereceram-lhe uma TIPOGRAFIA NOVA! de última geração à data...ficou a mais moderna no país na altura! lá disseram ao Frasco e ao Lima Pereira...quem era o homem...e estes riram-se a bom rir claro...esta história foi contada...dezenas e dezenas de vezes pelo João Mota...e quem anda nos meandros/bastidores do futebol...sabe perfeitamente disto...e assim nestes últimos dois post's neste blogue...se conta como o Porto ganhou...as suas duas pseudo-Champions...com duas actuações arbitrais cirúrgicas nos quartos-de-final...que a Carolina Salgado...descreveu e bem no seu livro...tal como o saudoso jornalista Marinho Neves...já o tinha feito antes…”.

2 – “…faltou o empresário Paulo Barbosa nesta...conversa corrupta/sentida azul e bronca...porquê? Porque foi ele que FALOU com a equipa de arbitragem...que apitou a 2ª Mão dos quartos-de-final...em Old Trafford...do Manchester United-Porto...e a conversa SURTIU efeito...pois ANULARAM um GOLO LIMPO...ao Paul Scholes...que daria o 2-0...e a respectiva eliminação da Corrupção Cedofeital...sim o empresário Paulo Barbosa...e a equipa de arbitragem do leste dessa 2ª mão...também deviam ter estado na tertúlia de cima...por uma questão de justiça e dividendos...na única Final da Champions na história...em que a Princesa Stéphanie esteve presente...e foi derrotada coitada...”



3 - FOI SEM EQUIPAS INGLESAS QUE CHEGARAM À PRIMEIRA FINAL DOS CAMPEÕES
Liga dos Campeões. O Desastre de Heysel
Há um antes e um depois de Heysel na história do futebol europeu. A tragédia que ocorreu no dia 29 de maio de 1985, no Estádio do Heysel, em Bruxelas, capital da Bélgica, manchou a sangue a Taça dos Campeões Europeus e todo o futebol mundial. O fenómeno do hooliganismo dos adeptos ingleses, já grassava há uns anos.

A UEFA suspendeu as equipas inglesas por tempo indeterminado, dias depois a FIFA alargou o castigo ao mundo inteiroe  a seleção inglesa foi poupada de não participar em competições internacionais, contrariando o pedido de Tatcher, que pedira que também a seleção fosse banida das competições internacionais. Cinco anos foi o tempo que os clubes ingleses cumpriram de castigo

4 - FOI NO TEMPO DO APITO DOURADO QUE CHEGARAM À SEGUNDA FINAL EUROPEIA DOS CAMPEÕES
O caso Apito Dourado é um escândalo de corrupção do futebol português que emergiu em 2004, com uma investigação que retrata casos que podem ter tido início quase três décadas antes. Relacionado com o caso existe o Apito Final, um homólogo do tribunal desportivo. Este processo baseou-se em casos de corrupção relacionados com os escalões inferiores do futebol português, nomeadamente o União Desportiva Sousense e o Gondomar Sport Clube. Foram efetuadas escutas telefónicas comprometedoras, disponibilizadas inclusive no YouTube[1] [2], que vieram a ser usadas pela Justiça desportiva para visar o Futebol Clube do Porto e o Boavista.
As investigações acabariam por incriminar Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, e Valentim Loureiro, antigo presidente do Boavista Futebol Clube e da Liga Portuguesa de Futebol. Nas instâncias desportivas, o Futebol Clube do Porto e o seu presidente foram condenados num processo rocambolesco na Comissão de Disciplina da LPFP e ilibados na instância superior (Comissão de Justiça da FPF) e nos tribunais civis, tal como o Boavista e o seu presidente João Loureiro.

5 – “O MOURINHO NÃO GANHOU SOZINHO” - DISSE PINTO DA COSTA. PALAVRAS DE CAROLINA SALGADO

6 - FERGUSON DIZ QUE O PORTO «COMPRA» CAMPEONATOS
2004/02/23 08:53 Texto por zerozero.pt E13
O técnico dos red devils afirmou que, apesar de considerar o FC Porto um adversário difícil, este compra campeonatos no supermercado. Eis as declarações de Alex Ferguson: “Temos uma eliminatória difícil pela frente, mas acho que eles compraram o campeonato no Tesco [rede de supermercados em Inglaterra]”. Porquê?
“Eles ganham o campeonato todos os anos - sempre que compram uma garrafa de leite são mais três pontos”.
Texto retirado do zerozero.pt

EUSEBIUS

3 comentários:

  1. 1- José Mourinho - "Se você for a Palermo se calhar também precisa"
    Autor: GuachosVermelhos
    Foi tocante. É sempre emocionante quando "La Famiglia" se junta para recordar virtudes do passado! O Baía das defesas dentro da baliza e dos remates defendidos com as mãos fora da grande área, o bicho, carregado de histórias - como aquele golo na (própria) baliza do Marítimo que ainda hoje me emociona - o fugitivo de Vigo, cheio de caruncho e viagra, revelando (rói-te de imbeja ó Bieira) que o Mourinho (tão fofinho que ele estava) "aceitou fazer meia época no foculporto, em 2016, mas o Manchester não deixou com o argumento de que estávamos na mesma prova europeia". Do Manchester parece-me óbvio que, em ano de Tetra do Benfica, quem lhes metia medo a valer era o clube da fruta. Das motivações de José Mourinho nem é preciso pensar muito; morria de saudades das praias de Palermo!

    Da camisola rasgada a Rui Jorge é que nada. A fruta em excesso tem estes efeitos retardados. Dá-lhes cabo das lembranças. E como nas recordações também se mostra selectiva...sobram os espíritos colaborantes, chatos como a potassa, que teimam em não deixar nada ao acaso. Recordemos o "Um ciclo de vitórias" onde Mourinho descreve num capítulo a transferência para o Chelsea e a final da Liga dos Campeões, o ocorrido no hotel do estágio, em Gelsenkirchen, curiosamente - segundo o então treinador do clube da fruta - "o único encontro" em que o foculporto não levou a sua segurança privada...sobre quem o ameaçou de morte, um amigo de outras batalhas que o tratava por tu e com importância dentro do foculporto ao ponto de usar o telemóvel de Reinaldo Teles "obrigando-o" a incomodar o treinador na noite de véspera da final da Liga dos Campeões! Do livro de Luís Lourenço, contado na primeira pessoa...

    "Subi ao quarto por volta das 22h30. Inesperadamente, alguém toca à porta do quarto. Abro-a e vejo o dirigente Reinaldo Teles”: "Desculpa, mas tenho no meu móvel oito chamadas com urgência para ti." Era alguém que se tinha identificado e, por isso, merecedor de uma chamada, pensei. Ligámos e, do outro lado, com celeridade, a ameaça de morte após a chegada ao Porto: “- És um artista... um filho da puta... não te fazemos nada agora porque tens uma final amanhã, mas assim que tudo acabar, podes dar-te como um homem morto, porque te vamos apanhar e, assim que chegares ao Porto, tens a cama feita (Mourinho não o disse mas o tom da ameaças tem a cara de Bruno Pidá (tratarei dele noutro dia). Incrédulo, respondi: “Deves estar maluco... não sei do que é que estás a falar nem porque estás a dizer isso, mas acho que não estás bom da cabeça”... "De imediato, desligo o telefone"...

    ResponderExcluir
  2. 2-"Contei aos meus adjuntos o que se estava a passar. Também a eles lhes notei estupefacção e, ao mesmo tempo, alguma preocupação porque a 'personagem', conhecida na obscuridade da cidade e com registo criminal - algumas condenações e penas suspensas -, era, segundo a polícia entretanto contactada, merecedora de receio e de vigilância apertada, ainda para mais por liderar um grupo organizado. O facto de se adivinhar uma multidão à nossa espera no aeroporto e na cidade ainda vinha agravar mais a situação". A coisa foi levada tão a sério que, segundo relata José Mourinho, quer Reinaldo Teles quer o turista de Vigo lhe garantiram um plano da fuga, passando-lhe "uma mensagem de segurança" que jamais existiu; o tal "único encontro" em que o foculporto não levou a sua segurança privada.

    "Chegámos ao Porto. De um lado está a festa e do outro a segurança organizada por mim e alguns amigos (relembrar que este foi "o único encontro" em que o foculporto não levou a sua segurança privada). Tudo estava perfeito, na pista estavam duas carrinhas que nos levaram para casa e me deixaram a ver na televisão a festa, a minha festa, para a qual contribuí e na qual não pude participar". Acontecimentos empolados pelo feitio melodramático de Mourinho, sem qualquer importância, se nos cingirmos ao alegre cumbibio no fruta canal.

    Relembrar que a segurança (ilegal) privada do foculporto era feita pela SPDE, anos depois arguida na "Operação Fénix" na companhia do fugitivo de Vigo e Antero Henriques (à semelhança de André Cashball Geraldes caçado com 72 mil euros em dinheiro encontrados pela polícia em sua casa) antecessor do mastim Gonçalves no clube da fruta. Outra curiosidade é que a dupla maravilha foi absolvida e que, nas alegações finais, foi o próprio procurador do Ministério Público a pedir a absolvição de ambos!!! Esta nem ao Meirim lembraria.

    E porque as memórias não são apenas papel higiénico (fofinho) usado no fruta canal, fica essa lapidar resposta de Mourinho aquando do regresso à cidade do Porto - em Fevereiro de 2007 (com o Chelsea) - questionado por um pé-de-microfone acerca dos "seguranças privados que trouxe para Portugal para defrontar o foculporto: «Se você for a Palermo se calhar também precisa». Como não amar!

    ResponderExcluir
  3. O FCPorto no Estrangeiro

    Declarações de Sir Alec Ferguson
    Alex Ferguson é um sir (senhor), mas não tem «papas na língua».No site da BBC, o técnico do Manchester United teceu uns comentários «provocatórios» ao FC Porto, na Liga dos Campeões. Apesar de considerar que os dragões são uma equipa a temer, Ferguson não se deixa impressionar pelo domínio «doméstico» do FC Porto. «Tivemos o sorteio mais difícil, mas penso que eles compram o campeonato no Tesco (supermercado). Eles ganham todos os anos. Sempre que compram um pacote de leite somam mais três pontos», ironizou o técnico do Manchester. Ferguson diz mesmo que apenas se lembra de o FC Porto ter «perdido uma vez o campeonato para o Sporting» desde que o seu anterior clube, Aberdeen, visitou as Antas, em 1984.


    Declarações de Graham Souness, treinador inglês de futebol.
    “Ter sucesso em Portugal, onde eu trabalhei, com o FC Porto não é grande coisa. Pela forma como as coisas estão “estruturadas”, do presidente para baixo, eles têm o sucesso garantido quase todos os anos”, disse o técnico escocês, em declarações ao site Talksports.
    Declarações de Santiago Segurola, director-adjunto do jornal A Marca.


    Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto...».

    ResponderExcluir