COMENTÁRIO
DE UM ZÉ NINGUEM, NO GERAÇÃO BENFICA:
JotaPê 16 outubro, 2019 08:52
"por isso duvido
muito que se demita"
“No dia em que se
demitir, tem a carrinha celular à porta do estádio à sua espera. Há muita
poeira das vigarices que tem que assentar, este cavalheiro não é propriamente
um menino. São anos e anos de jogadas que deram muita tarimba. A norte é o que
se sabe e aquilo, quando o velho sair, vai implodir. Aqui, já não falta muito
para ultrapassar o limite do retorno. Mas não somos sapos, não é?
Ainda ninguém percebeu
que o Benfica se tornou num clube patético?”
RESPOSTA,
A ESTE COMENTÁRIO, deste azeiteiro, “JOTAZERO”, enviado para aquele blogue e
muito provavelmente a não ser publicado:
["A este JotaZero, só digo isto:
Um dia, no velho
Estádio da Luz, o eterno bom gigante Zé Torres, disse-me a mim, pessoalmente,
que o SLB ainda ia (naquele tempo) ganhando umas tacitas porque no norte o PC,
o Valentim Loureiro e o Pimenta Machado, não remavam os três na mesma direção,
porque se eles estivessem sempre de acordo, segundo o Zé Torres: ""no
sul, nem água bebíamos".
Compreendi
muito bem a mensagem do Zé Torres, que tinha acabado de ser treinador do
Boavista. E ele disse-me, que por lá, viu muitas coisas.
Se
as Direções de LFV, não tivessem os olhinhos bem abertos, nem água bebíamos, de
certeza. E eu, como Benfiquista, só tenho que reconhecer o trabalho
desenvolvido, que nos trouxe, até onde estamos, partindo do zero.
Patético,
és tu “JotaZero”, dragarto disfarçado, de benfiquista.
Para
o Benfica ganhar o que ganha atualmente, teve que passar por cima de um polvo com
mais de trinta anos de experiência. Deve ter sido um trabalho brutal, ajoelhar
o xistrema.
Se
pensas que eu condeno as Direções do Benfica, estás enganado. O que tu queres
meu dragartão é uma Direção do SLB
constituída por virgens, que vão à missa todos os dias, que andem com pistolas
de água do carnaval, a combater os exércitos de pulhas armados de todos os
truques à Palermo (como um dia o Mourinho os apelidou de Palermo Portuguesa).
Isso
é o que tu queres. Anjinhos de asinhas brancas na Direção do SLB. Podes aqui
vir enganar os Shadows, os águias preocupadas, Das Fonsecas e outros
inocentes,(???), que não percebem nada disto.
Alguns
amigos meus, adeptos da frutaria, quando questionados porque apoiam o PC, todos
dizem que o apoiam porque confiam nele para ganhar, não querendo saber como é
que ele o faz. É contra esta realidade que o SLB se bateu estes anos. E
conseguiu ajoelhá-los.
Por
isso, as Direções do SLB, só podem ser elogiadas, para teu desgosto, meu dragartão.
Se
não gostas, põe ao lado.
É
a vida. É lidar, murcon.
Não
quero que o meu Benfica volte ao tempo dos anjinhos de asinhas brancas"]
EUSEBIUS
boa resposta, mas nem devíamos responder a 1 cromo que nem sócio será, eu sou o 6598 (Pedro esteves Twitter), e todo este ruído só intenta dividir a família Benfiquista. LFV cometeu N erros, é verdade, mas fui fundamental na luta contra o Fraude Corrupção & Putêdo, ando cá há 50 anos, há 40 que ouço falar da amarelinha, desde a final do pratter...compra de árbitros na década de 80 e 90, agressões, centro de estágio oferecido pago pelo erário público, o rival de alvalade subjugado e tratado como filial na capital, e mesmo este último título dos fruteiros, 3 jogos em casa que acabam vencidos pela margem mínima, com 3 jogadores corruptos a atrasar a bola para o fruteiro mais próximo da baliza marcar, e o Estoril-FCP, onde 27 dias depois, os jogadores do Estoril pareciam zombies, nem se mexiam, 3 golos em 14m e ainda foi preciso que um deles foi em fora de jogo, uma bandalheira, sei bem como o poder político mandou abafar o apito dourado, valiam centenas de milhares de votos, não podiam ir para a 2 divisão e o presidente corrupto preso, impossível. por isso, só podemos estar todos unidos pelo BENFICA, contra a aliança criminosa de 2 clubes falidos que encomendaram o roubo da correspondência privada do SLB, divulgando desde fichas médicas de jogadores a contratos comerciais entre clube e parceiros, etc...funcionamento do centro de estágio, jogadores referenciados para futura contratação, Tenham vergonha na cara, o Benfica acima de tudo, com espaço para discussão mas sem excluir ninguém, todos contam, o Guerra, O Ventura, o RAP, as claques, Todos, TODOS PELO BENFICA!!!
ResponderExcluirAssino por baixo.
ExcluirEsse jotazero não é benfiquista. Ele é o próprio Shadows e como todos sabem ele não gosta do SLB. É um tangas. Ainda gostava de saber como é que ele faz para na hora do trabalho tem tempo para andar a escrevinhar
Excluir“”1- Denúncia em 4/10/18:
ResponderExcluir"Pedro Pinho, agente de jogadores e António Perdigão, ex-árbitro, são os principais responsáveis pela corrupção ativa do FC Porto na época passada, entre muitos, nos seguintes jogos também.
Estoril vs FC Porto, jogadores pagos por Pedro Pinho para falhar e árbitro condicionado e premiado por António Perdigão.
Boavista vs FC Porto, Pedro Pinho pagou 150 mil euros ao guarda-redes Vagner e o resultado foi o que se viu, ofereceu um golo ao avançado do FC Porto. Árbitro também condicionado e premiado com fruta por António Perdigão.
Chaves vs FC Porto, Pedro Pinho mais uma vez faz o serviço de controlar e pagar a jogadores e António Perdigão mantém-se fiel a oferecer fruta a ex-colegas de profissão.
Em troca de tais favores o ex-árbitro tem um trabalho como comentador no Porto Canal, onde recebe para poder exercer as funções de corrupção que exerce.
A Pedro Pinho, como recompensa de todo este trabalho de corrupção na época de 2017/18, foi-lhe entregue a intermediação do jogador Militão para o FC Porto e, se na verdade forem conferir, existe quase tanto de valor da compra do jogador como comissão que é paga aos agentes do jogador, Bertolucci e Neto, que por sua vez depois entregam a quantia de favores ao FC Porto a Pedro Pinho.
Pedro Pinho é conhecido no FC Porto como o homem que toca violino, viola, piano, bateria... canta as músicas todas (frase de referência) e o faz tudo no FCP.
Existem documentos comprovativos de tudo em casa de António Perdigão, bem como nos escritórios de Pedro Pinho e na habitação pessoal do mesmo.
Tudo isto se refere à época de 2017/18.
Verifiquem os valores envolvidos na transferência referida, assim como as verbas recebidas por Pedro Pinho diretamente dos agentes do jogador."
Mas há mais:””
“”2-"O Brasileiro Claudemir e a Máfia de Palermo
ResponderExcluirNa época 2016/17 o FCP ia disputar um jogo decisivo para as suas aspirações na Champions. Não havia margem de erro e a equipa não dava confiança. O estado das finanças não permitia outra coisa, era vital garantir o $ da fase seguinte nem que fosse preciso jogar por fora.
“Hoje não temos margem de erro”, atirou Nuno Espírito Santo na antevisão ao jogo.
O jogo confirmou que a equipa não jogava um charuto. O tempo regulamentar esgotou-se com o jogo empatado.
Quando, no tempo de compensação, há um “penalty caído do céu”, que salvou o “dragão adormecido” em cima da hora.
Quem fez a falta surpreendente? O nosso Claudemiro! O mesmo jogador que “salvou o dragão” no jogo com o Porto quando fez 2 penalties e salvou a vitória com uma reviravolta.
Entretanto sai uma notícia, não confirmada, de que Claudemir comprara uma herdade no Brasil com 3000 cabeças de gado.
Depois, quando vamos aos R/C do FCP de vários anos, verificamos vários pagamentos para o Banco BMG (Banco de Minas Gerais) que constam nesses R&C, o tal banco que, dizem, pagou o museu dos corruptos. E que os corruptos, dizem, estão a pagar aos bochechos.
É uma forma muito engenhosa de lavar o dinheiro que serve para pagar os crimes de aliciamento de jogadores brasileiros (são todos brasileiros, os Cássios, os Claudemires, os Marcelos, os Lionns) que eles compram em Portugal, através de facturas emitidas pelo banco no Brasil enviadas para o FCP para pagamento de amortização da construção do museu. Dizem os R/C do FCP.
Assim sai o dinheiro, já lavadinho, para pagar os crimes de corrupção e de tráfico de influências. O mais provável é sair algum também para as contas dos directores do clube.
Com dizia o Babalu da Bafureira, "é muito fácil roubar um clube de futebol."
Eu diria que é muito fácil pagar corrupção em clubes de futebol. Alguém ainda se lembra do Cashball?"””
“”3-RECORDAR É VIVER.
ResponderExcluirDo Polvo das Antas
1. "A IRMANDADE DAS COMISSÕES"
Para compreender o presente é preciso analisar o passado.
Esta saga começa em 2010 quando o atual Presidente da FPF deixou a SAD do Porto por discordar da sua política económico-financeira.
Angelino Ferreira entrou para o seu lugar, não obstante a direcção da SAD havia-se tornado gananciosa e comissões & milhões jorravam por todo o lado. O novo administrador com o seu carácter honesto não quis ser conivente e em 2014 deixou o cargo de responsável financeiro da SAD, tendo feito duras e contudentes críticas, em 2016 e 2017, à gestão do Porto.
Entretanto entra em cena o atual administrador financeiro da SAD do Porto e por várias vezes demonstrou preocupação pelas contas, tendo inclusive definido uma redução de 20,8M na massa salarial. Em 2016 chegou mesmo a defender uma redução para 55M em 3 anos. Além disso afirmou também, após o incumprimento do fair-play financeiro, que não se poderia repetir o que se fez no passado.
Certo é que em 2018 o Relatório & Contas indicava salários na ordem dos 79M, ou seja 24M acima do desejado e definido em 2016. E a cereja no topo do bolo foi a declaração - após o acordo com a Altice - onde disse e citamos "Permite gerir o clube de outra forma".
Concluindo:
- Em 2018 ficámos a saber que a forma como as contas seriam geridas era através de mais de 169Milhões adiantados, antes mesmo da data de início do contrato dos direitos televisivos.
- Em 2019 foi orçamentado o MAIOR orçamento de sempre com salários superiores a 81.7Milhões sem contar com prémios (Ainda se lembram da meta definida em 2016 dos 55M ?!)
- Nos últimos 5 anos os dirigentes da Porto SAD receberam só em remunerações €8.189.310 milhões onde €2.920.000 milhões foram para Pinto da Costa. Tendo em conta que durante 4 anos venceram 0 títulos e 0 taças e somente no último ano foram campeões é obra.
- Estes números fazem de Pinto da Costa um Presidente com uma remuneração acima de vários CEOs do PSI20 português, num clube cujo Passivo atingiu proporções inimagináveis.
O discurso de mentiras, de contenção de custos e ações completamente opostas leva-nos ao segundo episódio da saga "O SENHOR DOS MILHÕES" que será brevemente transmitido no Polvo das Antas sob o título "OS DOIS PORTISMOS". Não percam o próximo episódio e desfrutem das imagens!
A equipa do polvo das antas.
2. "OS DOIS PORTISMOS"
O portismo, que até 2016/2017 era unido, com a seca de títulos tanto a nível do futebol como modalidades, além dos fortes prejuízos da SAD e dos escândalos das comissões, começou a dividir-se e a separar-se entre o portismo oposicionista e situacionista. A direcção do Porto com largas décadas de experiência compreende que este é o primeiro passo para que a estrutura, meticulosamente construída durante décadas, se desmorone.
Apresentamos várias provas e factos do sentimento e opinião dos portistas incluindo tarjas com acusações de comissionistas, descontentamento generalizado, esperas e ataques aos jogadores, comentários críticos nas redes sociais, pedidos de demissão e duma nova liderança que são a origem de tudo aquilo a que temos assistido nos últimos 2 anos.
Nem o líder dos Super Dragões - Madureira - escapou a esta revolta geral, contudo mal aparecia uma alternativa a Pinto da Costa e esta tinha que ser imediatamente atacada e descredibilizada.(Lembram-se como Vítor Baia foi criticado quando disse que estava preparado para assumir a presidência ?)
Colocar em causa a liderança de Pinto da Costa foi pois a última gota de água. Algo teria que ser feito.
Como excelente estratega que é, viu que não era com tarjas censuradas ao Colectivo 95 ou com cartilhas de pensamento único que se manteria no poder. Só havia uma solução para se perpetuar no poder e não ser escorraçado do poder pelos mesmos sócios que o colocaram lá tendo um final triste, desonroso e humilhante:””
“”4- Unir as tropas em redor não do Porto, mas contra um inimigo comum dos dois portismos, tal como nos anos 80 onde criou boas relações com Fernando Martins contra João Rocha, em 2017 aliou-se a Bruno de Carvalho contra Vieira.
ResponderExcluirEsta estratégia de se aliar ao clube da capital que estiver mais fraco levar-nos-á ao último episódio da saga sob o nome "O REGRESSO DO PAPA", onde iremos falar de personagens mágicas e chave para esta fantasia. Revelamos que há, entre outros, três funcionários chave do "SENHOR DOS MILHÕES":
- Nazgûl que atingiu a imortalidade como fantasma nas redes sociais, mais conhecido por Pedro Bragança do Baluarte do Dragão;
- Gríma um conselheiro/porta-voz, manipulador e estratega com uma língua bem afiada ligado ao poder do "Um apito" aka FJM;
- E a pobre alma do Diogo Faria que nesta saga foi sempre a pessoa errada, no sítio errado, na altura errada tendo sido o desafortunado português, entre milhões, a ser escolhido para trabalhar nos e-mails do Benfica, tendo sido colega de Rui Pinto na Faculdade de Letras do Porto, e mais tarde tendo viajado e pernoitado precisamente na mesma rua onde Rui Pinto vivia na capital Húngara. É preciso ter azar! De perfeito desconhecido em 2016 a inúmeras polémicas (e arguido) em 2019 é o Gollum da saga "O SENHOR DOS MILHÕES" com acções e discursos opostos.
ps: Nada foi truncado, apenas sublinhado.””
3. O Regresso do Papa
Após o duro ataque dos portistas em "OS DOIS PORTISMOS" - traiçoeiro aos olhos de Pinto da Costa - temos o "REGRESSO DO PAPA", com a resposta aos portistas cansados com a gestão do clube e seu presidente.
O Football leaks, por intermédio de Rui Pinto, divulga em abril 2016 o último documento relacionado com o Porto e entra num período de hibernação. A partir daí, nunca mais um único documento do FC Porto foi divulgado a expor práticas relacionadas com comissões, negócios envolvendo Alexandre Pinto da Costa, etc., e de 2017 para cá assistimos a tudo e mais alguma coisa relativamente ao Benfica, com a coordenação da Comunicação Social na difusão de correspondência privada, sem que tenham tido em atenção questões de vida íntima/privada dos envolvidos.
O “modus operandi” do Football Leaks vs Emails do Benfica é evidentemente diferente, pois a informação foi trabalhada pela equipa de comunicação do FC Porto onde filtraram, truncaram e deturparam emails e documentos fora do seu contexto, de modo a que viessem a dar origem a denúncias via Porto Canal, resultando assim na abertura de processos crime.
Foi dado, assim, o mote para o restabelecimento de relações entre Sporting e Porto em 2017 (cortadas em 2013) e para a infame reunião secreta entre Francisco J. Marques e Nuno Saraiva, delineando a estratégia intoxicante contra o Benfica quer nos blogues, fóruns e redes sociais, através duma rede bem organizada, quer nos programas de televisão pelo uso de cartilheiros bem informados, ou em jornais e revistas através de jornalistas conotados aos seus Diretores de Comunicação. O objetivo era óbvio e claro: transmitir uma dimensão não só nacional, mas também internacional, de um Benfica sombrio, negro, manipulador, corrupto e vilão.
Mas quem trabalha nas sombras para o "SENHOR DOS MILHOES"?
- Manuel Queiroz, foi editor de Francisco J. Marques e ainda hoje o trata por "Chico", opinando facciosamente em canais televisivos em favor do FC Porto;
- Manuel Tavares, diretor-geral do Porto Media, que coordena e inclusive participou na "Cimeira Anti-Benfica", tendo sido ex-diretor do jornal “O Jogo” e do “Jornal de Notícias” do grupo Controlinveste;
- Nuno Saraiva, que trabalhou na “Sábado” e onde deixou boas amizades;””
“”5- Carlos Rodrigues Lima, da mesma revista. Estes eram apoiados digitalmente pelos trabalhadores da Young Networks ligados a Bruno de Carvalho, entretanto já identificados pelo Ministério Público (“O artista do Dia” e “Mister do Café” são alguns exemplos) e que tinham ligações a jornalistas estrangeiros - como Tariq Panja – de forma a denunciar a investigação do Benfica;
ResponderExcluir- “Baluarte do Dragão”, gerido por Pedro Bragança (o próprio enganou-se e escreveu na página com o seu perfil pessoal, denunciando assim ser um dos autores da página), Diogo e Tiago Barbosa Ribeiro. Relembrar que Pedro Bragança e Diogo Faria iniciaram o seu projeto a mando da Comunicação do FC Porto em Maio 2017 (mês da reunião no Altis), de forma a terem tempo de antena para falarem dos emails do Benfica;
- Rui Pinto, o pirata informático que foi colega de Diogo Faria e que é adepto do FC Porto. Talvez (mas só talvez) se tenha cruzado com Diogo Faria na rua onde morava antes de ser detido, quando Diogo Faria foi "passear" à zona urbana da residência de Rui Pinto. Tivesse Diogo Faria sido constituído arguido 15 dias depois de 09.11.2018 e ninguém saberia que tinha estado em Budapeste tão perto de Rui Pinto. Curiosamente, no mês seguinte à viagem de Diogo Faria, não saíram emails do Benfica, mas sim emails de sociedades de advogados ligados a processos do Benfica. Sabemos que Gollum não tem culpa do que se passou (a culpa, sabemos todos, é do Benfica), não obstante de no final sabermos que será ele a cair com estrondo, derivado aos "seus" preciosos emails.
Temos vindo a denunciar nomes ligados a esta rede e continuaremos a fazê-lo enquanto o Benfica for atacado injustamente e sem pudor. É que nem os melhores amigos de Pinto da Costa seriam capazes de lhe reconhecer tamanha genialidade: espionagem industrial ao seu maior rival e strip-tease de tudo aquilo que é referente ao “Universo Benfiquista”, seja bruxaria, seja estratégia comercial, ou como mais tarde se veio a saber (atingindo proporções inimagináveis), o acesso antecipado do FC Porto e do Sporting CP aos contratos do Benfica com a NOS, com a Emirates, acesso aos ficheiros clínicos, acesso aos salários dos jogadores, etc..
O monstro tornou-se incontrolável mesmo para o Papa e chegou a fazer ricochete com jogadores do Porto a exigirem salários ao nível do Benfica, que agora vão sair a custo zero.
Citando o próprio Papa, de seu nome Pinto da Costa, "temos de manter a guerra dos emails" e "não podíamos estar calados”. Foi desta maneira que instigou, incentivou e encorajou publicamente os crimes que todas as semanas eram cometidos por funcionários do FC Porto no Porto Canal, até que a Justiça Portuguesa deu ordens para que tudo terminasse. A partir daí, o exército de bloggers tomou conta do assunto e continuou a realizar o trabalho sujo na internet com uma coordenação exemplar até ao momento em que, curiosamente, Rui Pinto foi detido. PROVAS SEGUEM EM ANEXO!
No “Universo FC Porto”, Pinto da Costa sabe tudo, nada lhe escapa, ninguém faz nada nas costas dele sem a sua permissão e tudo é bem calculado, analisado e, acima de tudo, Pinto da Costa pesa bem as consequências. Afinal de contas, já lá vão mais de 40 anos como dirigente, sem embargo, apenas ele e mais ninguém decidirá quando e como sairá da presidência do FC Porto, sendo que não olhará a meios para sair em glória. Os emails não são nada mais nada menos que um meio para um fim que é destruir a hegemonia do Sport Lisboa e Benfica, eternizando o FC Porto e sua Direção como o melhor e maior clube português, ofuscando todos os crimes, ilegalidades e trafulhices que fizeram ao longo de 4 décadas.
Em breve lançaremos a maior e mais profunda investigação de todas as que fizemos até hoje.
Vamos dar a conhecer – a todos vós – a verdadeira teia do poder e de como o FC Porto se intrometeu em todos os pilares do sistema português e como conseguiu o absoluto controlo do verdadeiro Sistema.
A equipa do Polvo das Antas.””
“”6-Coloco aqui as opiniões de dois adeptos portistas que não se deixam enganar.
ResponderExcluir1. Um Sòcio do FCP, acabado de acordar da siesta, pergunta inocentemente:
“Entre abril de 1982 e agosto de 1997, o FC Porto teve um Presidente profissional, com dedicação exclusiva, durante 15 longos anos. De que forma o Presidente do FC Porto sobreviveu, qual era mesmo a sua fonte de rendimentos?”
A ETAR de Contumil.
2. Outro adepto nortista mais inteligente e mais bem informado.
"A Fabricação De Um Inimigo
A “Fabricação do Inimigo” é uma táctica de manipulação da opinião pública utiizada por ditaduras, governos e serviços de inteligência.
Essa mesma táctica é uma da armas favoritas de Pinto da Costa e está a mostrar hoje os seus limites.
Esse conceito foi desenvolvido por Pierre Conesa ("La Fabrication de L´Ennemi"), expert em geopolítica e antigo alto funcionário do Ministério da Defesa Francesa.
Conesa utiliza os exemplos do “Eixo do Mal” de George W. Bush e da União Soviética durante a Guerra Fria, para mostrar como e porquê os líderes fabricam inimigos.
Esse inimigo pode ser imaginário ou real… mas é sempre um inimigo mediático na qual se baseia a comunicação e a retórica do poder.
Por exemplo, o “espião russo” foi uma personagem recorrente no cinema americano dos anos 60/70.
Qual é o interesse em fabricar um inimigo? Simples.
Um inimigo provoca união e uma total adesão do país.
Nos anos 90, Pinto da Costa utilizou muito essa táctica para unir a massa associativa do clube e levar o clube para a frente e com sucesso.
Mas fabricar um inimigo também pode ser muito eficaz para silenciar a oposição ou qualquer alternativa ao poder.
A existência de um inimigo cria uma noção de perigo, um ódio, ou seja, apela aos instintos mais básicos e à emoção e põe de lado a razão e o espírito crítico das pessoas.
Quando o inimigo é fabricado, o poder pode utilizá-lo para desviar olhares, orientar a atenção e obter o que ele quiser…
Será que é o que acontece hoje no FCPorto?
O FCPorto apresentou os seus resultados financeiros da época 2018/19.
É sempre um momento chave da vida do clube que provoca análises e discussões entre os sócios e adeptos, ou pelo menos devia.
Este R&C revela uma situação financeira assustadora e uma gestão duvidosa.
Numa época em que batemos o recorde de receitas apresentamos um lucro pequeno. Os custos estão descontrolados. O clube vai ser obrigado a vender muitos jogadores (e a baixar os custos de pessoal).
O estado das contas do clube assustaria qualquer portista. Mas curiosamente nas contas do twitter dos portistas influentes, comentadores, jornalistas, não há uma reação a este R&C. Nada.
Estão ocupados em falar do Benfica e da polémica André Ventura.
Estamos em plena utilização do inimigo, de todo ódio e irracionalidade que ele provoca nos sócios do FCPorto para desviar as atenções.””
“”7-Pura propaganda ao serviço de quê? De quem?
ResponderExcluirO próprio R&C começa assim,
“O FCPorto terminou em 2º lugar da Liga, vítima de uma série de decisões erradas nas últimas jornadas”, frase escrita pelo próprio Pinto da Costa.
Implicitamente culpa-se o inimigo e o seu suposto controlo dos árbitros.
Agora pergunto, essa guerra contra o SLB é real ou propaganda?
Qual o objetivo que é a fabricação desse inimigo? Unir e motivar o FCPorto para ser cada vez mais forte? Como já foi o caso no passado e com grande sucesso, ou apenas para desviar os olhares de uma verdade inconveniente?
Cada um é livre de criar a sua própria opinião mas como aconselha Pierre Conesa, “nunca se deve aderir a propaganda do seu próprio campo sem ter primeiro uma análise crítica e lúcida sobre esse discurso”.
Quase tudo dito.””
O ordenado do Pinto da Costa, e o que tem aumentado nos últimos anos, é sob todos os pontos de vista pornoráfico. Particularmente olhando aos resultados catastróficos da sua gestão. Mas é problema que não me diz respeito e para o qual me estou absolutamente nas tintas.
ResponderExcluirJá sobre as comissões dos jogadores que o porto vendeu, podem querer dizer muita coisa ou coisa nenhuma.
Se me dessem a escolher entre fazer um bom negócio pagando 20 milhões de comissão e fazer negócio nenhum pagando 0 de comissão, escolhia a primeira hipótese.
A questão a colocar, e não é por mim, é a quem foram pagas as comissões.
A questão que eu coloco, é porque é que quando se trata do Benfica, onde toda a gente sabe a quem são pagas as comissões, a MDCSDQT faz umas grandes escandaleiras, programas para discutir o valor das comissões, tempo de antena a benfiquistas indignados pelo valor pago em comissões, e o diabo a quatro, e quando se trata do Porto, estando em causa valores de comissões muito mais altos, que ninguém sabe a quem foram pagos, parece que não se passa nada.
Conclusões e Apontamentos Finais
ResponderExcluir1 - Olhando para o resultado líquido do exercício de 2018-2019 o Benfica goleia. Os resultados são muitos superiores aos dos rivais e mesmo que a comunicação social tenha tentado passar a ideia de que o Porto ia apresentar um valor recorde de mais de 20M€ de lucro isso não foi o caso. O Benfica apresentou pelo sexto ano consecutivo lucros. O Porto mesmo com uma prestação notável ao nível de receitas nas competições europeias só conseguiu perto de 9M€ de lucro. O Sporting está numa espiral que dificilmente sairá se não aceitar um decréscimo acentuado dos seus custos.
2 - Os resultados se excluirmos UEFA e atletas são muito favoráveis ao Benfica. O Sporting apresenta valores 45M€ inferiores aos do Benfica, enquanto o Porto menos 15M€. Este será por ventura o dado mais interessante, porque permite perceber quais os rendimentos menos voláteis nas equipas, as competições europeias ou a venda de jogadores contam quase como "receitas extraordinárias", se o clube conseguir obter receitas fora desses campos é sinal que mesmo com um mau ano poderá manter o rumo sem sobressaltos.
3 - Os direitos televisivos do Benfica aumentaram quase 40M€ para uns extraordinários 100,9M€. O Porto aumentou essa rubrica em quase 20M€ para os 42,7M€. No Sporting diminuiram cerca de 1M€ para os 24,5M€. Possam ser rubricas com diferentes sub-rubricas envolvidas, podendo ter publicidade estática, receitas da UEFA, ou o que seja, a verdade é que o Benfica recebe mais do que os outros dois juntos, recebe aliás mais do quádruplo do Sporting e mais do dobro do Porto. Se isto não desfaz qualquer tipo de dúvidas quanto a qual dos clubes tem melhor contrato televisivo, não sei o que fará.
4 - O Benfica e Porto tiveram um aumento grande nos custos com pessoal. Sendo que o Benfica parece ter uma capacidade financeira superior para conseguir manter esse nível de custos do que o Porto, principalmente agora que se sabe que os milhões da LC não entrarão nos cofres do Porto. O Sporting reduziu os gastos com pessoal em perto de 5M€ mas continua a ter uma folha salarial bem pesada para as receitas que tem.
5 - Quanto a transacções de jogadores, o Benfica conseguiu valorizar vários jogadores emprestados, como Talisca, Jovic ou Jimenez o que lhe permitiu um encaixe tremendo na ordem dos 90M€ sem perder nenhum jogador com peso no plantel. O encaixe referente ao João Félix só virá nas contas da próxima época. Espera-se ainda pelo R&C final do Benfica para perceber quanto o Benfica perdeu em comissões, actualizações financeiras, etc.
ResponderExcluirNeste tema, destaque para o Porto:
Neste exercício que acabou a Junho de 2019:
Militão - 50M€ venda - 28,4M€ mais valias;
Filipe - 20M€ venda - 10,3€ mais valias;
No anterior:
Diogo Dalot - 22M€ venda - 20,9M€ mais valias;
Ricardo Pereira - 20M€ venda - 12,7M€ mais valias;
Boly - 12M€ venda - 5,6M€ mais valias;
Martins Indi - 7,7M€ venda - 5,3M€ mais valias
Aquele Militão e os 50M€ foram bem vendidos... Já agora, o Porto gastou mais de 8M€ em encargos na compra de jogadores, dando perto de 15% do total. É caso para dizer, o Jorge Mendes vende barato. Outra curiosidade no R&C azul e branco é que em jogadores que custaram menos de 2M€ e num total de 3M€, o Porto pagou mais de 4,5M€ em encargos... ou seja, esses jogadores no total custaram 7,5M€ com encargos superiores a 60%.
O Sporting gastou em encargos ou comissões 3,6M€ para um total de 33,2M€ em compras, ou seja pagou 11% de encargos... Este Jorge Mendes tem mesmo de cobrar mais do que os 10%.
6 - Benfica e Porto diminuíram o passivo, enquanto o Sporting aumentou o mesmo muito por causa da antecipação de 65M€ do contrato televisivo.
7 - O Benfica alcançou a marca de 116M€ em capitais próprios o que o torna a primeira SAD entre os três grandes a ultrapassar os capitais sociais da empresa. Feito extraordinário que só pode ser resultado duma estabilidade financeira ímpar. Porto e Sporting mantém os seus registos negativos.
8 - O Benfica com a antecipação de receitas do contrato da NOS para pagar divida bancária tem todas as condições para continuar a baixar drasticamente o seu passivo e com isso aumentar ainda mais os seus capitais próprios. Porto e Sporting com a antecipação de receitas dos contratos televisivos para pagar despesas correntes hipotecam receitas futuras que certamente lhes farão falta. Cada vez mais dependentes das competições europeias para competir com o Benfica.
9 - A título de curiosidade o Sporting nos últimos 20 anos tem sensivelmente os mesmos rendimentos totais que o Benfica tem nos últimos 7.
10 - Este ano mais do que nunca será muito interessante perceber como as equipas vão terminar a época e acima de tudo como irá acabar o Ranking de País da UEFA. Caso Portugal termine em 6º lugar o segundo classificado da próxima época ganha automaticamente os milhões da Liga dos Campeões. Deverá tirar muito do peso da responsabilidade da vitória no campeonato tendo como única visão as contas. E isto é muito importante para Porto ou Sporting. A sua estabilidade depende e muito desses milhões. Se Porto consegue acesso aos milhões, ganha novamente um balão de ar para continuar a fazer all-in pelo menos mais um ano. Porto está claramente a navegar à vista e sem grande rumo ou estratégia definida. O Sporting poderá ganhar algum alento e aumentar e muito as suas receitas, visto ser de longe o que menos rendimentos operacionais apresenta. É muito importante o Benfica ser campeão, e será muito curioso perceber o que vai acontecer nas competições europeias, principalmente na Liga Europa com tantas equipas portuguesas, para ver como acaba o Ranking e que lugares darão acesso aos pelo menos 40M€ da Liga dos Campeões.
ResponderExcluirNota: A publicação é longa, a primeira do género neste espaço, espero sinceramente que seja do agrado e que possa haver feedback dos leitores para que este género de publicações seja melhorada no futuro!
LIGA HOLANDESA ANUNCIA MEDIDA QUE REVOLUCIONA O RECURSO AO VAR
ResponderExcluirHOLANDA
A Liga holandesa anunciou, esta quarta-feira, uma medida que revoluciona o uso do vídeo-árbitro, que irá ser colocada em prática já este fim de semana, num jogo em que os árbitros terão de revelar as suas decisões através dos ecrãs do estádio.
Segundo avançou o Mundo Deportivo, com esta mudança, os adeptos poderão conhecer as razões da intervenção e a explicação da decisão adotada pelos árbitros que os levam a recorrer ao VAR.
Um dos pontos de melhoria, segundo o comunicado da Liga holandesa, é que, durante a primeira temporada do VAR na Eredivisie, o público queria estar informado e muitas vezes não sabia porque era necessário recorrer ao vídeo-árbitro.
Em julho passado, foi realizado um teste de comunicação do VAR através dos monitores da arena Johan Cruyff, onde o Ajax conquistou o título da Supercopa da Holanda, depois de vencer o PSV Eindhoven por 2-0. ISTO NÃO VAI ACONTECER EM PORTUGAL. Seria o fim do portoaocolo e do VARDOST. Havia de ser bonito ouvir o Xistra a falar com o Vasco Santos ou Manel Oliveira a falar com o Luis Ferreira ou o Tiago ladrao martins a falar com o nobre ou todos com todos porque eles são todos dragarto.
Para os portistas.... As comissões pagas pelo SLB (públicas e transparentes) ao J. MENDES SÃO ROUBOS é ficam escandalizados... Para os Portistas... Os prejuízos e lucros raros... Com FAIR PLAY financeiro e comissões a mais de 25% (vejam as vendas de Militao e Filipe) ... Já não é roubalheira e até batem palmas....
ResponderExcluir