sexta-feira, 8 de maio de 2020

Um farsante para enganar os incautos



ANTÓNIO OLIVEIRA:

«Espero que os clubes de Lisboa não venham a ser o 5.º poder»

FC Porto 01-05-2020



Antigo jogador e técnico do FC Porto, António Oliveira foi um dos convidados do FC Porto em casa desta sexta-feira, em conjunto com Cubillas, e deixou algumas mensagens sobre o que considera ser o poderio lisboeta no futebol.

«A equipa do FC Porto ganhava poucas vezes campeonatos na minha época. Eramos os melhores várias vezes, mas o resultado final era sempre o mesmo. Havia um peso fundamental no exercício de atravessar a Ponte da Arrábida. Sabíamos que éramos sempre prejudicados. Às vezes o FC Porto não tinha uma equipa capaz e quando tinha, cortavam-nos as pernas. Que as pessoas pensem no que é ainda hoje o futebol português, os clubes de Lisboa serem campeões não tem que ser algo constitucional.

Temos quatro poderes, espero que os clubes de Lisboa não venham a ser o 5.º poder da soberania. Faço apenas uma leitura do que está a acontecer e preocupa-me desse ponto de vista», afirmou.



RECORDANDO O PASSADO,

 ONDE EM VEZ DO QUINTO PODER

 HAVIA O PODER TOTAL:



 1)-Correio da Manhã

Sábado, 11 de Dezembro de 2004

Entrevista a Octávio Machado

"CM: Ficou surpreendido com as evoluções do processo ‘Apito Dourado’?

OM: – Eu, que ando há quarenta anos no futebol?! Fui a primeira pessoa a falar do sistema. Dez anos antes de Dias da Cunha o fazer. Pensa que alguma vez vou esquecer o que vivi antes do jogo Gil-Vicente-FC Porto na época de Carlos Alberto Silva. Foram os momentos mais traumatizantes da minha vida e da minha carreira. Esse jogo determinava a descida de divisão do Gil Vicente, treinado por António Oliveira, caso a equipa perdesse contra o FC Porto, na altura do jogo já campeão nacional.

Não esquece porquê?

OM - Porque tive de lutar para que mantivéssemos a nossa dignidade.

Sofreu pressões para que o FC Porto facilitasse a vida ao Gil Vicente?

OM - Num telefonema chegaram a dizer-me que eu era a única pessoa do FC Porto que desejava a vitória da equipa frente ao Gil Vicente.

Quem lhe telefonou?

OM – Um amigo. De facto, bem vi aqueles que foram ao balneário do Gil Vicente festejar a vitória da equipa. Perdemos por 1-0, mas não perdemos a dignidade porque não cedo a pressões e disse isso mesmo aos meus jogadores no fim do jogo.

Pinto da Costa deu-lhe a entender que o FC Porto devia facilitar?

OM – Nunca me diria isso porque me conhece.

Algum dirigente do FC Porto o fez?

OM– Há muitas maneiras de fazer pressão. Posso apenas dizer que vivi momentos muito difíceis, mas tenho que deixar alguma coisa para revelar no meu livro. Mas não foi a única vez que me aconteceu. Num jogo entre a Académica e o FC Porto em que se discutia a descida de divisão da Académica, também passei por situações difíceis. Acabamos por ganhar com um golo de Raudnei, infelizmente para alguns, porque não era suposto o FC Porto ter ganho esse jogo à Académica.

Em que época se passa esse segundo episódio?

OM – Quando Ivic era treinador do FC Porto. O treinador da Académica era António Oliveira... – Exactamente.

Foi pressionado, por duas vezes, para não prejudicar duas equipas, treinadas por António Oliveira?

OM– Vivi momentos muito difíceis."

2)- Desde que a Académica acusou o Vitória de Guimarães de ter N'Dinga mal inscrito, que o nome do ex-médio é associado aos dois clubes ©Blogue Glórias do Passado Mas voltando atrás, afinal em que consiste o caso N'Dinga? Recuando à temporada 1987/1988, a Académica foi uma das equipas que desceu de divisão, juntamente com o O Elvas, Varzim, Rio Ave, Salgueiros e Sporting da Covilhã. Os estudantes desceram com 33 pontos e o Vitória de Guimarães, com o mesmo número de pontos, ficou no principal escalão, sendo a primeira equipa acima da linha de água. A Académica queixou-se, no entanto, que N'Dinga, jogador do Vitória de Guimarães, estava mal inscrito e que por isso os vimaranenses deveriam perder os dois pontos relativos ao triunfo sobre os estudantes por 3x0, a contar para a 34ª jornada e no qual o jogador do Zaire foi utilizado. Com isso, seriam os minhotos a descer de escalão. Na altura nada aconteceu e a Académica desceu mesmo de divisão, queixando-se também que o Vitória de Guimarães e o SC Braga tinham empatado propositadamente a uma bola na penúltima jornada, uma vez que o resultado servia o interesse das duas equipas minhotas que lutavam pela manutenção, até porque os bracarenses terminaram o campeonato apenas com 34 pontos, mais um do que as duas equipas envolvidas no imbróglio. Anos mais tarde, António Oliveira, que nesse ano orientou o Vitória de Guimarães, admitiu, numa entrevista em off the record, a possibilidade de ter havido carimbos falsificados na inscrição de N'Dinga na época de 1987/1988. O empresário do jogador desmentiu tal acusação, mas a Académica, que depois dessa descida ficou dez anos consecutivos sem competir na primeira Liga, avançou com uma ação nos tribunais contra a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O Tribunal da Relação deu razão ao emblema de Coimbra e condenou a FPF ao pagamento de uma indemnização ao clube. Contudo, a federação recorreu para o Supremo e conseguiu anular a primeira decisão, não tendo que pagar qualquer indemnização à Académica e ficando tudo como dantes.

Texto retirado do zerozero.pt



3)-BELOS TEMPOS DO PODER TOTAL:


EUSEBIUS


Um comentário:

  1. Este MORCÃO BARRASCO,já está pelo menos há 1 ano em pézinhos de lã, a mover-se para a corrida eleitoral pós-MUMIA da Costa.

    ResponderExcluir